Conexão SSL simbolizada pelo protocolo https e cadeado

Os certificados SSL vêm em diferentes tipos. Um certificado Rapid SSL , por exemplo, é para um domínio ou subdomínio. Um certificado SSL curinga , por outro lado, pode integrar e proteger todos os subdomínios de um domínio específico.

assinatura avançada e qualificada

Certificado digital e assinatura eletrônica – Tal como o certificado, a assinatura eletrônica também pode ser dividida em três categorias, cada uma das quais corresponde também a diferentes níveis de segurança e autenticação.

Para as duas mais altas dessas categorias, é necessário o uso de certificado digital – no caso da classe mais rigorosa é até exigido por lei. Na verdade, é precisamente este certificado digital que permite identificar claramente o signatário e garantir a integridade do documento a assinar.

Para uma assinatura eletrônica avançada (categoria 2), é necessário poder identificar o criador da assinatura, se necessário. Um certificado digital pode (mas não necessariamente) ser usado para isso.

No entanto, ao criar uma assinatura eletrônica qualificada (categoria 3), é necessário um chamado certificado qualificado. Este é um certificado digital que contém conteúdo específico especificado no Regulamento (UE) nº 910/2014 (também conhecido como Regulamento eIDAS). Garante que a assinatura tenha o mesmo nível de validade legal que uma assinatura manuscrita.