Problemas de comportamento

Para pessoas que lutam com seu comportamento na sala de aula, é importante estabelecer algumas estratégias de gerenciamento de comportamento específicas da escola.

O primeiro passo é muitas vezes pedir à escola que forneça uma avaliação do comportamento funcional. O objetivo de um FBA é coletar mais informações sobre quando e por que seu filho está agindo mal na aula. Essas informações são então usadas para elaborar um plano de como ajudar. Um psicólogo escolar ou especialista comportamental normalmente lidera o FBA e pode falar com você, com os professores de seu filho e com seu filho como parte da avaliação, bem como fazer algumas observações em sala de aula.

https://blog.grougp.com.br/mapeamento-de-perfil-comportamental

É importante determinar com quais coisas específicas seu filho tem dificuldade. Tal como na gestão comportamental em casa, ajuda obter o máximo de informação possível sobre as situações da vida real que parecem levar a um comportamento perturbador, prestando atenção ao que acontece imediatamente antes, durante e depois do comportamento. Prestar atenção quando seu filho não está agindo também pode ser informativo.

Uma vez recolhidas e analisadas estas informações, o psicólogo escolar ou especialista comportamental pode trabalhar na criação de um plano de intervenção comportamental (ou BIP) com ideias para prevenir comportamentos problemáticos e recompensar comportamentos positivos. Isto pode incluir diferentes estratégias de ensino, diferentes consequências para o mau comportamento ou mudanças nas rotinas típicas. É importante verificar periodicamente a eficácia dessas estratégias (e fazer as atualizações adequadas).